quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Trilha Inka Peru- Superação Sempre!











Passara 3 dias de adaptação em Cuzco. Cuzco é uma cidade linda e peculiar, mas chegara o momento de encontrar-me com o real objetivo de minha viagem: Fazer os 4 dias da Trilha Inka chegando a Machu Picchu. O ônibus nos recolheu às 6:00 a.m. e a aventura começou dentro dele, pois o motorista corria em curvas e desfiladeiros, deixando para trás pedrinhas suicidas. Nosso grupo era bastante eclético com pessoas de vários locais do mundo: Brasil, Peru, Colômbia, Suiça, Israel, México, E.U.A.  Tivemos a sorte de ter um guia descendente de inka e que conhecia profundamente os costumes e tradições locais, além da trilha com suas belezas e perigos. Não nos preocuparíamos com nada, a equipe faria almoço, jantar e armaria nossas barracas ao final do dia e nos forneceria o indispensável chá de coca também( a folha de coca juntamente com o chá, servem de repositor energético, além de erva ritualística sagrada). Nossa única preocupação seria caminhar. E nem por isso seria menor... Coloquei a mochila, agasalho e assim, rumamos por entre as montanhas peruanas por 4 dias cruzando rios, atravessando vales, banhando-se no degelo dos Andes,cidades perdidas e paisagens de tirar o fôlego, literalmente sem oxigênio!Era o segundo dia e seria o trecho mais difícil: atingir os 4.200m do pico conhecido como: “El Paso de La Mujer Muerta”, creio que não preciso traduzir, pois esse trecho mudou para “ El Paso Del Hombre Muerto, Yo mismo”. Já havia feito muitos trekkings, mas esses 15 km foram os mais difíceis da minha vida. Mascava folha de coca, bebia água, caminhava, caminhava e o ar não chegava; ofegante, sem forças, queria desistir, voltar ao aconchego da banheira de meu hotel em Cuzco tomando uma cerveza muy fria, mas não podia mais voltar, era ir ou ficar no meio do nada. Então com todo o espírito que o Budô me ensinou, continuei...Continuei de 50m em 50m. Marcava pontos atingíveis e assim, não me detinha, não parava, não estagnava. Fui, aos poucos, avançando, chegando mais perto a cada 50m e, CHEGUEI... e Gritei: Puta quil Pariu, consegui!!! Perdão Pacha Mama( natureza sagrada dos inkas), mas tinha que extravasar. Então, depois de mais aventuras, chegamos em Machu Picchu de madrugada e vi o sol nascer por trás daquela fantástica montanha. A experiência foi uma das mais extasiantes de minha vida. E olha que já vi muita coisa extasiante. De que me serviria tantas experiências e viagens se não fosse capaz de usá-las em meu dia a dia. Sim , tem dias que quero desistir, que choro, que gostaria de fazer melhor. Então, o sol nasce e me diz: -Caminha mais 50m. Esqueceu do Caminho Inka? E vou então caminhando. Hora mais devagar, hora mais rápido, porém nunca parar.Nunca! Sempre fazendo meu caminho! Nunca pare com o seu também! Ande mais 50m e não desista! Pra frente! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário